O Poder Legislativo realizou mais um sessão solene na noite de segunda-feira, 09. Desta vez, em comemoração à passagem do Dia do Vereador. A solenidade aconteceu no plenário da Câmara e homenageou três ex-vereadores da cidade: Primo Angelo Comarella, Silvio Borghetti e Volmir Longo.
Indicado pela bancada do MDB, Primo Comarella elegeu-se vereador pela primeira vez em 1988 com 466 votos. Já na segunda eleição, em 1992, elegeu-se vereador com 615 votos e, em 2008 vereador pela terceira vez com 867 votos.
Indicado pela bancada do PSB, Silvio Borghetti concorreu a uma vaga ao legislativo marauense em 2012, elegendo-se vereador pelo período de um mandato, sendo que no primeiro ano presidiu essa casa.
Já Volmir Longo, indicado pela bancada do Progressistas, elegeu-se vereador em 1982 e foi reeleito em 1988. Foi presidente da Câmara e presidente da comissão de sistematização da Lei orgânica, após a constituição de 1988.
“O Vereador é o político que deve estar mais próximo dos cidadãos, entendendo os problemas da cidade, buscando soluções e exercendo a fiscalização. E estes três souberam desenvolver tal função da melhor maneira possível”, disse a Presidente Adriela Balotin Tonin em seu discurso.
Também fizeram uso da palavra o Prefeito Iura Kurtz e os Vereadores Laércio Zancan, Anderson Rodigheri e Jonas Sebben.
A homenagem do Dia do Vereador foi instituída a partir do Projeto de Decreto nº 08 de 21 de dezembro de 2006, de autoria do então Vereador Valdir Sozo.