O projeto Cartas & Lettere está conectando 20 cidadãos de Marau, no Brasil, com 20 cidadãos de Isola Vicentina, na Itália. A atividade proposta pela Câmara de Vereadores é comemorativa aos 70 Anos de Marau e aos 150 Anos da Imigração Italiana no RS. Serve, ainda, para estreitar laços entre as duas cidades irmãs que compõem o Gemellaggio.
Uma exposição visual mostrando um pouco sobre o projeto será apresentada à comunidade durante a sessão solene alusiva ao Aniversário de Marau, dia 26 de fevereiro, na Casa da Cultura de Marau. A visitação pode ser feita a partir das 18h30min.
O projeto consiste na troca de correspondências entre 20 personalidades de Marau e Isola Vicentina, gerando transferência de saberes, conexões emocionais e intercâmbio cultural. Estimula-se também a troca geracional, uma vez que estão sendo envolvidas pessoas de diferentes idades.
As primeiras cartas, escritas por residentes de Marau, serão entregues à Comitiva Italiana do Gemellaggio que chega ao Brasil no dia 22 de fevereiro. Elas falam sobre o município, seus atrativos, seu jeito de viver e também sobre o remetente. As respostas devem vir da Itália dentro de aproximadamente 30 dias.
"Acreditamos que os laços que unem as cidades irmãs de Marau e Isola Vicentina, através do Gemellaggio, podem ser cada vez mais estreitos. O projeto Cartas & Lettere está gerando emoções, lembranças, amizades e, principalmente, uma conexão profunda entre famílias daqui e de lá. Quanta coisa boa pode surgir a partir daí", destaca João Vagner Daré, presidente da Câmara de Vereadores.
A missão de executar todas as etapas do trabalho foi confiada à Miralua Produções, que tem como responsáveis Artur Rodrigues e Candice Campos.