Ferramentas de Acessibilidade

Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS

Notícias

Família Antunes é homenageada em espaços do Loteamento Residencial Garden 324

A Câmara de Vereadores de Marau aprovou, na noite de ontem, dois projetos de lei que homenageiam a trajetória e o legado da família Antunes, dando nome a espaços públicos do Loteamento Residencial Garden 324. As matérias foram aprovadas por unanimidade pelos parlamentares.

De autoria do vereador Nei Bertoldo, o Projeto de Lei nº 148/2025 denomina de Avenida Francisco José Antunes a “Avenida A” do loteamento. Francisco José Antunes, de descendência portuguesa, nasceu em 1850 na cidade de Passo Fundo e fixou residência em Marau por volta de 1878, tornando-se um dos primeiros moradores do Município, na região hoje conhecida como Comunidade de Nossa Senhora do Carmo. Agricultor e tropeiro, teve papel fundamental no desenvolvimento econômico e social da localidade.
Além de sua forte atuação no campo, participou ativamente da vida política e social de sua época, tendo lutado na Revolução Federalista, movimento marcante na história do Rio Grande do Sul no final do século XIX. Francisco faleceu em 25 de agosto de 1924, deixando como legado sua coragem, espírito pioneiro e profundo compromisso com a família e com a comunidade marauense.

Já o Projeto de Lei nº 149/2025, de autoria da vereadora Josiane Bedin, dá nome à área pública de espaço livre nº 01 do Loteamento Residencial Garden 324, que passa a se chamar Praça Ana Menegat Antunes.
Nascida em 24 de março de 1918, em Marau, Ana Menegat Antunes dedicou sua vida à agricultura e à criação dos oito filhos que teve com seu esposo, Ernesto Antunes (neto de Francisco José Antunes). Equilibrando trabalho, amor e cuidado, construiu uma trajetória marcada pela generosidade. Era conhecida por sua profunda caridade, sempre disposta a ajudar o próximo e engajar-se em ações voltadas ao bem-estar coletivo. Ana faleceu em 24 de janeiro de 1983, deixando uma história de trabalho, dedicação e humanidade.

Familiares dos homenageados estiveram presentes no plenário acompanhando a votação e o reconhecimento público às suas raízes.